Tel.: (31) 3357-3169 | (31) 99108-8164 | sindimov@sindimov-mg.com.br

Tel.: (31) 3357-3169 | (31) 99108-8164

sindimov@sindimov-mg.com.br

Certificado Pró-Espuma

Operação Inmetro evidencia importância do certificado Pró-Espuma para o mercado de colchões e para a saúde do consumidor

Uma operação conduzida pelo Inmetro destacou a importância das certificações para o mercado de colchões no Brasil. Nesse contexto, os fabricantes podem, além de obter certificações obrigatórias, conquistar selos voluntários, como o Pró-Espuma, que, além de assegurar a qualidade dos produtos, desempenha um papel importante na proteção da saúde do consumidor. Na matéria abaixo, você vai saber mais sobre a operação, assim como irá conhecer a certificação Pró-Espuma e seus benefícios ao setor moveleiro e aos clientes. Boa leitura!

O programa Fantástico, da Rede Globo, exibiu, na última semana, uma reportagem inédita sobre uma operação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) que avaliou os colchões de espumas vendidos no Brasil.

O objetivo da ação, em linhas gerais, era verificar se os colchões atendiam às normas estabelecidas pelo Instituto em relação aos padrões de qualidade e, para isso, foram realizados testes para avaliar os seguintes critérios: 

– Dimensão;

– Descritivo técnico;

– Densidade;

– Teor de cinzas.

Marcas e produtos avaliados

Ao longo da operação, foram avaliados 98 fabricantes de diferentes regiões do país, incluindo Norte, Nordeste, Sul e Sudeste. Desse total, 72 marcas foram reprovadas. Foram testados 134 modelos, dos quais 108 foram reprovados.

Débora Fernandes, que é diretora-executiva do Iner (Instituto Nacional de Estudos do Repouso), destaca que o Inmetro, por meio de uma certificação compulsória, ou seja, obrigatória, contribui para proteger a indústria e o consumidor. 

“Atualmente, a concorrência na indústria colchoeira é muito alta. São mais de 300 empresas de colchões estabelecidas no País e o principal aspecto de competitividade entre elas é a disputa pelo menor preço, estando a qualidade em segundo plano para muitas dessas empresas, conforme o resultado da operação. Por isso, é muito importante que o consumidor adquira mais conhecimento sobre como escolher um colchão ideal”, ressalta.

 

 

 

 

Fonte: Site Setor Moveleiro

Postado em 26/06/2024